centenario.png

100 anos no Brasil

O dia 04 de maio de 2024 marcará o centenário da chegada de Vladimir Kozák ao Brasil.

 

Ao longo de sua vida, Kozák desenvolveu um relevante trabalho de pesquisa e documentação de diversos povos indígenas em território brasileiro. São registros realizados em diferentes suportes, que revelam grande conhecimento técnico e habilidade artística.

 

Seu trabalho envolve a produção de filmes em 16 mm, fotografias coloridas, fotos em preto e branco, desenhos e pinturas em pastel, aquarelas e também utilizando a técnica de óleo sobre tela.

Kozák também documentou no Brasil importantes momentos das culturas populares paranaense e brasileira, além de retratar a flora e a fauna local.

 

Destacam-se entre seus trabalhos as pinturas da paisagem da Serra do Mar do Paraná e Espírito Santo, o cotidiano de Salvador e as ilustrações botânicas de orquídeas e bromélias destes biomas. Estas obras de arte, juntamente com os estudos preliminares realizados, constituem material de pesquisa para diferentes áreas do conhecimento, tais como: artes plásticas, botânica e ecologia.

 

Vladimir Kozák no Brasil

 

Desde os anos 50, Vladimir Kozák já demonstrava sua preocupação com o futuro dos povos indígenas e com a degradação das florestas e da fauna brasileira.

 

Assim, este projeto irá apresentar suas aventuras e suas memorias através do desenvolvimento de diversas atividades previstas para este ano de 2024, ano que marca o Centenário da chegada de Vladimir Kozák ao Brasil.

painel.jpg

O painel acima foi pintado pelo famoso artista plástico Tcheco Zdeněk Burian, apresentando Vladimir Kozák e sua irmã Karla Kozáková em uma de suas inúmeras viagens e aventuras a região do Alto Xingu no Brasil. Este quadro está hoje exposto no saguão de entrada da Prefeitura de Bystřice pod Hostýnem, cidade natal de Vladimir Kozák, localizada na região de Zlin, sul da Morávia, território  pertencente atualmente a República Tcheca.