Kozák e os

Povos Indígenas do Brasil

"O filme"

DANILO.jpg

Acima, o ator Danilo Tomic em cena onde interpreta o espírito de Vladimir Kozák no filme "Kozák e os Povos Indígenas do Brasil"

 

 

O filme “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil – O Ritual do Jawari”  foi a primeira produção concluida e já apresentada durante a sessão de lançamento do livro em Curitiba e São Paulo.

 

 

Quando o projeto "Kozák e os Povos Indígenas do Brasil" iniciou suas atividades, a intenção inicial dos produtores era o de produzir um filme de longa metragem apresentando a vida e a obra de Vladimir Kozák.

 

No entanto, após o trabalho de pesquisa e roteirização inicial, o filme estava ficando com uma duração superior a 4 horas.

 

Por esta razão, uma mudança de estrategia foi adotada, e agora estamos produzindo e lançando uma série de filmes de media metragem. 

 

No total serão sete produções de média-metragem, com duração média de 30 minutos cada filme.

 

 

Filme 01 - “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil – O viajante” (Este filme aborda a participação de Kozák na Primeira Guerra Mundial, a saída da Tchecoslováquia e todo o período de sua vida de 1914 até 1937).

 

Filme 02 - “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil – A Curitiba de Kozák” (Este filme aborda a chegada de Vladimir Kozák a cidade de Curitiba, seu trabalho na Usina Chaminé, as incursões na Serra do Mar e todo o período de sua vida de 1938 a 1945).

 

Filme 03 - “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil – Documentando o Paraná de José Loureiro” (Este filme aborda o trabalho de Vladimir Kozák no Museu Paranaense ao lado de José Loureiro, as diversas viagens pelo interior do Paraná e todo o período de sua vida de 1946 a 1952).

 

Filme 04 - “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil – O Ritual do Jawari” (Este filme apresenta o Ritual do Jawari, primeiro ritual registrado por Vladimir Kozák e algumas de suas viagens ao Parque do Xingu no período de 1952 e 1953).

 

Filme 05 - “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil – Dos Kayapó aos Ka’ Apor” (Este filme apresenta as visitas de Vladimir Kozák aos povos Kayapó e Ka’Ápor entre os anos de 1953 a 1957).

Filme 06 - “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil – O funeral eterno” (Este filme apresenta o ritual funerário do povo Bororo e a morte de sua irmã, Karla Kozáková, registrando o período entre os anos de 1958 a 1960).

 

Filme 07 - “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil – Os últimos dias de Vladimir Kozák” (Este filme apresenta os registros de Vladimir Kozák e seu contato com os povos Xetá e Xokleng, registrando o período entre os anos de 1961 a 1979).

 

Até o final de 2024, quatro destas produções estarão finalizadas.

radio.jpg

Acima, no porta retratos usado em uma das cenas do filme, a imagem de Karla Kozáková, irmã de Vladimir Kozák.

 

 

 

 

 

Abaixo, cena produzida na Usina Chaminé (São José dos Pinhais-Paraná), onde Vladimir Kozák trabalhou como engenheiro de 1938 a 1954, quando se aposentou.

usina.jpg