125 anos de Vladimir Kozák

"Cantando parabéns pela segunda vez"

125.jpg

Com direito a bolo e velinhas de aniversário, foi celebrado no ultimo dia 19 de abril no Centro Cultural Casa Kozák em Curitiba, o aniversário de nascimento de Vladimir Kozák, que se estivesse vivo completaria 125 anos de idade.

 

Na ocasião, foi realizada palestra contando com a presença da antropóloga Fernanda Maranhão e do poeta e radialista Marcelo Miguel, que além de apresentar relatos e histórias sobre Vladimir Kozák também exibiram relatos e imagens do ritual Jawari, festa tradicional dos povos indigenas do Alto Xingu.

 

Marcelo e Fernanda acompanharam a realização do ritual do Jawari na aldeia Kuikuro Ipatsé, no Parque do Xingu, em julho de 2018.

 

Vladimir Kozák registrou e documentou com filmes e fotos a realização de um ritual do Jawari no ano de 1953. Na época o Parque do Xingu ainda não havia sido criado.

Palestra sobre o Ritual Jawari e

parabéns para Vladimir Kozák

FE+VI.jpg
palestra.jpg

 

O Ritual do Jawari é uma festa, uma celebração, onde se presta uma homenagem póstuma a uma pessoa do sexo masculino que tenha se destacado na comunidade. É uma celebração tradicional dos povos do Alto Xingu.

yamalui.jpg

Foto: Marcelo Miguel

Carta de Vladimir Kozak para o amigo de infância

Frantizek na República Tcheca.  (Do livro “Cartas do Brasil”)

 

"Curitiba 02 de maio de 1978

Meu amigo Fran!

 

Eu já escrevi para você em outras ocasiões falando a respeito de uma pessoa que se mostrou interessada no meu trabalho e tem se tornado um grande amigo nos últimos anos. É o dr. Edilberto Trevisan.

 

Ele provou ser um homem extremamente gentil e atencioso. Ele e sua esposa passaram a fazer parte do meu sábado, o dia em que costumo projetar meus filmes e contar minhas histórias. Eu não sei onde, nem como, mas eles descobriram o dia do meu aniversário, e eles me surpreenderam. Eu nunca fui acostumado a qualquer coisa dessa natureza, do tipo apertos de mão, parabéns, bolo, velas na mesa, pessoas dando tapinhas nas costas, coisa que aqui no Brasil faz parte das boas maneiras e é muito comum.

 

Assim foi que de uma hora para outra, aconteceu e eu comemorei somente agora o meu primeiro aniversário nestes longos oitenta e um anos de vida. Fiquei sem palavras."

 

Vladimir Kozák morreu tres meses antes de completar 82 anos de idade.