Foi realizado entre os dias 05 e 09 de agosto na Biblioteca Central da Universidade Positivo, em Curitiba/PR, a "Semana dos Povos Indígenas".
O evento promovido pelo projeto "Kozák e os Povos Indigenas no Brasil" contou com o apoio e a parceria da Universidade Positivo e, teve por objetivo principal a apresentação e a valorização das manifestações culturais dos povos originários do Brasil a partir dos registros de Vladimir Kozák.
Dia dos Povos Indígenas
No Brasil o dia do índio sempre foi comemorado por muitos anos no dia 19 de abril, coincidentemente data de aniversário de Vladimir Kozák. No entanto, o dia do índio foi definido em 1940 em um evento no México, sendo homologado e reconhecido posteriormente pelo então Presidente Getúlio Vargas.
A partir do final da década de 1990, o movimento indígena brasileiro iniciou uma campanha visando valorizar a condição dos povos indígenas e o reconhecimento de sua importância no processo de construção da identidade nacional e no processo civilizatório brasileiro. Por esta razão, a utilização da palavra “índio” passou a ser rejeitada e abandonada, uma vez que ao longo dos anos, esta expressão foi sendo depreciada e desvalorizada pela sociedade brasileira.
Assim, o movimento indígena brasileiro e outros pensadores passaram a sugerir o uso da terminologia “povos indígenas” em substituição a palavra “índio”. Por isso no Brasil, o dia 19 de abril agora é a data Nacional dos Povos Indígenas.
Em Paralelo, a ONU (Organização das Nações Unidas) adotou o dia 9 de agosto como sendo o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data esta que está sendo comemorada neste evento.
Por esta razão a programação do evento apresentou dois filmes sobre a vida e a obra de Vladimir Kozák, o lançamento do livro com o mesmo tema, e uma Exposição Fotográfica, com imagens diversas, mas com foco e destaque no Ritual do Jawari.