Fernanda Maranhão é Antropóloga, Arqueóloga e produtora Cultural.
Fernanda Maranhão é natural de Curitiba, capital do estado do Paraná. Graduou-se em Arqueologia em 1986, pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Retornando a Curitiba concluiu o mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná, em 1996.
Funcionária pública estadual, foi responsável pelo Setor de Antropologia do Museu Paranaense entre 1987 e 2019. Atuou na pesquisa de acervos etnográficos e de cultura popular e, na curadoria e montagem de exposições.
Dedicou-se especialmente ao estudo e a pesquisa do documentarista e etnólogo tcheco Vladimir Kozák, cujo acervo foi transferido para o Museu Paranaense após a sua morte em 1979. Juntamente com outros colegas das áreas de Museologia, História e Biblioteconomia integrou a Comissão de Levantamento deste Acervo em 1991.
Entre 2008 e 2019 coordenou o inventário e a inserção de dados em banco digital do material etnográfico e dos registros das pesquisas dos Povos Indígenas Brasileiros, realizadas por Vladimir Kozák, entre as décadas de 1940-1960.
Ao lado de outros pesquisadores da instituição, foi uma das responsáveis pelo processo de inscrição e reconhecimento da Coleção Vladimir Kozák no programa Memória Mundo da UNESCO, em 2017.